Cingapura, junho de 2011 -- Conecte do jeito certo os dispositivos de monitoramento médico móvel com a computação em nuvem e você poderá mudar a maneira como praticamos a medicina.
Esta é a visão por trás da Solução de monitoramento médico móvel (mHealth) HP, uma oferta de assistência médica baseada na computação em nuvem nova e sempre disponível, a qual foi estruturada por meio de pesquisas realizadas no Laboratório HP de design de data centers para computação em nuvem, localizado em Cingapura.
Em um esforço conjunto entre a HP em Cingapura, a gigante em telecomunicações SingTel, a produtora de dispositivos médicos HealthSTATS e o fornecedor de serviços médicos no país Frontier Healthcare, a Solução de monitoramento médico móvel HP iniciou recentemente seu período de testes clínicos com duração de 8 semanas.
Com essa primeira aplicação, a solução tem como objetivo o aprimoramento do diagnóstico antecipado, do tratamento e da prevenção de problemas cardiovasculares, os quais foram responsáveis por mais de 31 % de todas as mortes em Cingapura em 2009.
Para tratar de modo eficaz as doenças ligadas a este problema, os profissionais da medicina precisam de atualizações regulares da pressão sanguínea de seus pacientes. A Solução de monitoramento médico móvel HP oferece justamente isto, mas sem que haja a necessidade de os pacientes comparecerem aos hospitais ou clínicas para que seja feita a leitura de seus sinais vitais. Em vez disso, a tecnologia HP fornece um dispositivo móvel que monitora e grava constantemente os valores da pressão sanguínea do paciente e então compartilha estas informações praticamente em tempo real com os profissionais de assistência médica, não importa onde eles estiverem. Quaisquer anomalias nestes dados sobre a saúde do paciente acionariam um alerta para o convênio médico responsável.
"Sabendo que as condições crônicas comuns, tal como a hipertensão, podem permanecer não diagnosticadas em alguns pacientes, ter acesso a informações sobre sua saúde de forma exata e atualizada pode salvar muitas vidas", afirma Lloyd Oki, vice-presidente de vendas, comunicações e soluções de mídia na HP Ásia-pacífico.
Nestes testes, 100 pacientes do Frontier Healthcare estão equipados com um dispositivo de monitoramento sem fio BPro® da HealthSTATS, o qual se assemelha a um relógio. O software da HealthSTATS converte os dados do paciente em leituras clínicas condizentes, incluindo pressão sanguínea constante e padrões de batimentos cardíacos. Estas informações são então disponibilizadas por meio sem fio para um banco de dados centralizado para assistência médica disponibilizado pela infraestrutura em nuvem da SingTel.
A HP integra estes componentes e tecnologias diferentes em um aplicativo simples e seguro para o monitoramento de saúde. A HP oferece também um portal de serviços, no qual podem ser acessados comentários de médicos, prontuários médicos dos pacientes e leituras clínicas em gráficos a qualquer hora em qualquer dispositivo com conexão à Internet.
"Ao se eliminar a necessidade de visitas às clínicas ou hospitais para monitoramento de rotina, um importante avanço é obtido no campo da assistência médica", diz Lloyd Oki, da HP, prevendo também que o uso do modelo mHealth será estendido em breve para abarcar a monitoração de outras condições.
"Com sua liderança em TI e em dispositivos móveis, a HP tem possibilitado que os provedores de serviços médicos, como a Frontier, se tornem Instant-On Enterprises, ao alinhar o ecossistema móvel com os serviços médicos," completa Oki. "Os serviços médicos Instant-On conectam pacientes, médicos e profissionais da área de saúde em qualquer lugar, a qualquer hora."
Retirado de HP
Nenhum comentário:
Postar um comentário