A premissa principal do Microsoft® Excel® 2007 é simplificar o processamento de dados para os usuários de todos os níveis de habilidade e em todos as áreas profissionais. Mas, não seria útil simplificar o uso do próprio Excel e aumentar sua eficiência? Ter de digitar menos seria realmente útil, bem como aplicar cores nas células de acordo com seus valores. Como parte da nossa série de dicas sobre o Excel, este é o lançamento mais recente, apresentando duas formas de aumentar a eficiência no uso do aplicativo.
1. Listas suspensas
Para facilitar a inserção de dados no Excel ou para limitar as entradas a determinados valores/itens definidos, é possível criar uma lista suspensa de entradas válidas para a célula. As listas suspensas permitem inserir conteúdo em uma célula com apenas três cliques, em oposição à digitação. Quando uma lista suspensa é criada, uma seta é exibida naquela célula. Para inserir informações nessa célula, clique na seta exibida quando a célula é selecionada, depois clique na entrada desejada.
A criação de uma lista suspensa de entradas válidas para uma célula específica é fácil:
- Digite as entradas em uma coluna ou linha individual sem células em branco. É possível classificar os dados na ordem em que você quer que sejam exibidas na lista suspensa.
- Na mesma planilha, selecione a célula onde você quer a lista suspensa.
- No grupo “Ferramentas de dados” da guia “Dados”, clique em “Validação de dados”.
- Na caixa de diálogo “Validação de dados”, clique na guia “Configurações”.
- Na caixa “Permitir”, selecione “Lista”.
- Para especificar o local da lista de entradas válidas, clique no ícone pequeno à direita do campo “Origem”. Isso diminuirá a caixa de diálogo “Validação de dados” e permitirá clicar na planilha novamente.
- Selecione o intervalo de células que contêm as entradas válidas para a lista suspensa e pressione “Enter”.
- A caixa de diálogo “Validação de dados” será fechada automaticamente e a célula com a nova lista suspensa será selecionada – agora com uma seta à sua direita. Clique nessa seta para exibir as opções a serem inseridas na célula – e essas serão as únicas entradas válidas. Selecione uma e estará pronto. Se você quiser alterar a seleção, basta clicar na célula e selecionar uma opção diferente.
2. Formatação condicional
Realce visualmente seus dados importantes sem ter de classificá-los ou filtrá-los. A formatação condicional permite realçar células com uma cor específica, dependendo do seu valor. Especifique condições e quando as mesmas forem atendidas, o Excel aplicará a formatação escolhida. Essa ferramenta prática permite visualizar os valores nas células, por isso é mais fácil localizar dados, encontrar exceções e detectar tendências rapidamente. Saiba como fazer:
- Selecione a(s) célula(s) nas quais deseja aplicar a formatação condicional. (Também podem ser células não sequenciais. Mantenha pressionada a tecla “Ctrl” ao selecionar células não sequenciais.)
- No grupo “Estilos” na guia “Início”, clique em “Formatação condicional”.
- Aponte para “Realçar Regras das Células” e selecione os critérios que deseja usar. As opções de critérios incluem É Maior do que, É Menor do que, É Igual a, Texto que Contém, Uma Data que Ocorre e Valores Duplicados. Após selecionar os critérios que deseja usar, uma caixa de diálogo será aberta, onde você poderá especificar o valor.
- Digite os valores que você deseja ter como referência na caixa de texto. Aqui, você pode digitar um valor ou fazer referência a um endereço de célula, tornando a formatação condicional sobre o valor da célula parente.
- Clique na seta suspensa ao lado das opções de formato e selecione a formatação desejada. Selecione “Formato Personalizado…” se quiser criar suas próprias seleções de formatação.
Inserção e formatação simplificada de dados são maneiras adicionais com as quais o Excel pode melhorar seu gerenciamento de dados, processamento de dados e eficiência operacional. Experimente essas dicas e implemente-as em seu uso regular do Excel.
Retirado de HP
Nenhum comentário:
Postar um comentário