domingo, 7 de dezembro de 2008

As vezes é difícil pegar um pensamento e colocar no papel ou na tela. São muitos pensamentos que borbulham e tentam fugir por entre os neurônios. Algumas vezes conseguimos sequestrar alguns e os colocamos numa sala escura a espera de uma oportunidade para trazê-los mais tarde a luz do sol.

Ontem tive um pensamento destes que há muito tempo me perturbam. Não sou revolucionário. E talvez nunca tivesse a capacidade de empunhar uma arma para lutar contra um regime ou uma situação outra qualquer. Porém, estes pensamentos vem e vão, e me deixam realmente deprimido por ignorá-los. Estou sendo um pouco enigmático? Talvez. Então deixa eu esclarecer o que mais me perturba e não me deixa descansar: este país em que nasci, vivo e morro.

Gilberto Dimenstein  já disse "O Brasil é uma nação de espertos que reunidos, formam uma multidão de idiotas."

Descobri recentemente que faço parte dessa multidão de idiotas. Falem o que quiserem sobre os argentinos, mas ao menos eles lutam pelo que acreditam. Diferentemente de nós que por não termos capacidade ou coragem fazemos então piadas e zombarias de nossas desgraças.

Um povo que há tempos atrás pintou a cara para derrubar um presidente; não porque acreditassem que aquilo era o certo a fazer, mas apenas porque sem saber estavam sendo manipulados por aqueles que sabem o que querem fazer; chegar ao poder.

Mais uma vez fomos manipulados pelo poder e ainda saímos às ruas bradando e agitando bandeiras com a ilusão de que vencemos a luta contra os que nos governam.

Apenas fomos a ferramenta que estava à mão para realizar o trabalho. Só isso.

Hoje, após anos desses acontecimentos, vemos um presente igual ao passado; onde continuamos a ser apenas o meio para que eles atinjam seus objetivos. Somos o "admirável gado novo".

Em 1914 nosso Rui Barbosa escreveu:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compre Bem e Barato