quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma carta ao SAMAE

Venho através deste instrumento reclamar algo que, provavelmente atinge muitas empresas iguais a minha que é a tarifa imposta de 10 m³. Minha empresa tem apenas dois banheiros, sem chuveiro. Não tenho cozinha. Desta forma meu consumo não passa de 1 m³, quando muito.

Estou há cinco anos pagando esta taxa imposta indiscriminadamente a todos que possuem um comércio; não importando se é um micro ou macro comércio.

Já tenho passado muitos anos de minha vida enfrentando, como todo contribuinte (que é o que somos), imposições de taxas e impostos que nossos legisladores criam conforme o interesse do momento e de alguns outros interesses obscuros.

Há alguns anos criaram a taxa Coleta e Afastamento de Esgoto. Agora criaram a taxa para os Recursos Hídricos. O que será que vem ainda pela frente?

Anteriormente criaram a estúpida taxa de 10 m³ para ligações comerciais e 5 m³ para instalações residenciais. Qualquer idiota (com o perdão da palavra) sabe que em qualquer residência com pelo menos 4 pessoas (e são a maioria das residências) se gasta mais que 5 m³, o que gera consumo excedente. Mas, é claro que o SAMAE não se importa com isso, pois consumo excedente gera receita.

Por outro lado, quantos comércios existem em Caxias do Sul que tem apenas um ou dois banheiros e nunca gastam mais do que 1 m³? Mas, aqui também fica claro que o SAMAE não se importa com isso, pois consumo abaixo da cota também gera receita. Esta água consumida abaixo da cota será vendida para outro trouxa.

Tenho comércio há seis anos e desde lá venho reclamando com o SAMAE sobre isso, mas eu sou apenas um contribuinte (todo cidadão brasileiro não passa de um contribuinte e só) e ninguém me deu ouvidos. Deixei bem claro às pessoas que me atenderam n época que iria dar um jeito de consumir os outros 9 m³ que tinha direito, nem que fosse lavando carros, dando água para os vizinhos ou lavando os bichinhos de estimação. É meu direito, estou pagando.

O absurdo é tanto que, hoje recebi minha conta no valor de R$ 48,00. O meu consumo do mês ??.....menos de 1 m³. Acredito que seja a água mais cara do país. Não tenho esta informação, mas acredito que seja.

Nivelaram todos os comércios por cima. Todos os estabelecimentos comerciais de Caxias do Sul gastam horrores de água. Deveriam de estar na cadeia por desperdiçarem tanta água.

Quando o SAMAE cria taxas novas para angariar fundos para obras, antes deveria repensar no desperdício de dinheiro interno. Vou citar apenas um exemplo de desperdício: a conta d´agua em tamanho papel A4. A RGE imprime neste mesmo pedaço de papel três contas de luz. Não me venham dizer que conseguiram um fornecedor de papel que cobra pelo A4 o mesmo valor do que se fosse um papel igual o da RGE.

Como disse, sou apenas um contribuinte que paga suas contas em dia. Um contribuinte é o que sou (não cidadão). Se o brasileiro fosse um cidadão ele seria tratado com mais respeito. Somos a galinha dos ovos de ouro. Sustentamos este sistema podre enquanto for possível ou até a paciência acabar.

Sei que tudo o que estou escrevendo entrará por um olho e sairá pelo outro, mas quero deixar muito bem explícito aqui o seguinte: caso eu ainda tenha que pagar este absurdo para encher o bolso do SAMAE vou tomar a única providência que está ao meu alcance: ABRIR A TORNEIRA.

Muitos dirão: “Isto é politicamente incorreto” e eu direi: Que se dane se é politicamente incorreto. Eles agem 24 horas por dia politicamente incorretos, desde Caxias até Brasília. Serei eu o soldadinho do passo certo?

Vou consumir meus 10 m³ de algum jeito. Disto vocês poderão ter certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compre Bem e Barato