terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Pão e o Circo Nosso de Cada Dia

                            Estamos vivendo um tempo, neste país, em que as pessoas estão ávidas por preencher suas vidas com o vazio das coisas sem valor. Com o respaldo total do sistema (entenda-se por mídia e governo/estado). A mídia vive de coisas sem valores e o estado apoia, visto que com tal situação podem engendrar suas maracutaias enquanto ganhamos nosso pão e circo de cada dia.

                            O estado e a mídia nos dão o circo: BBB, futebol, carnaval, programas de debates sempre tendenciosos, novelas (estas, totalmente vazias). E o estado aplaudindo, pois tudo isto gera impostos para serem roubados e nos tornam cada vez mais burros e submissos ao sistema.

                             Estou completamente descrente deste país. A educação é nula.  A saúde é nula. A segurança é nula. A justiça é nula. Tudo isso é resultado do que foi dito acima, pois um povo burro e submisso não precisa de educação, saúde, segurança e justiça. Precisa apenas de pão e circo.

                             Eu (e muitos outros também) me sinto impotente diante deste panorama, pois sei que a maioria (isto é democracia) vence. E é esta maioria que elege, em troca de pão e circo, a bandidagem que nos governa. O pão, na verdade, são as infindáveis "bolsas" que o estado distribui, como se fosse um Robin Hood moderno, que tira de quem tem alguma coisa e dá para os desprovidos da benção dos céus. Na verdade, o estado compra esta submissão das pessoas, como nossos exploradores faziam com os índios dando espelhos de presente.

                             Se o estado e a mídia nos dessem espelhos hoje, o que veríamos no reflexo seria uma pessoa apática, mansa (entenda-se: sem reação alguma, feito zumbi). Somos, hoje, feito gado caminhando mansamente para o abatedouro.

                             O que conforta a todas estas pessoas que idolatram o sistema atual (mídia/governo/estado) é que ao chegarem em casa, após um dia exaustivo de trabalho, poderão "curtir" mais um "paredão". Assistir um bom jogo de futebol. Ver sua escola de samba na avenida. Pegar em seguida o capítulo daquela novela que ensina como roubar o sócio ou enganar a esposa/marido.

                             Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade. (Lulu Santos).

                             Que as forças do universo nos protejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compre Bem e Barato