O Sistema Ejaculatório masculino começa a funcionar quando é estimulado, principalmente nos órgãos genitais: pênis, testículos ou próstata. Então a testosterona é liberada e invade o cérebro, produzindo o desejo sexual, que é mantido por uma substância denominada dopamina. No hipotálamo, substâncias chamadas FSH-RF e LH-RF são liberadas por causa da testosterona e da dopamina. Na hipófase anterior, essas substâncias começam a produzir hormônios sexuais: o FSH e o LH. Quando chegam aos testículos, esses hormônios formam os espermatozóides e a secreção de testosterona.
O prazer é comandado por uma via nervosa, que tem saída no hipotálamo e desce até as vértebras. Daí, ela se divide em duas: uma vai em direção às artérias penianas, fazendo com que haja a ereção do membro, e a outra, para o bulbo cavernoso, que provoca a ejaculação.
O funcionamento do Sistema Ejaculatório propriamente dito começa quando há o estímulo sexual. Então, é liberado o líquido pré-ejaculatório, que neutraliza a acidez deixada pela urina contida na passagem do sêmen. O pênis mantém-se rígido e, com a penetração ou com a masturbação, os espermatozóides começam uma viagem que começa no epidídimo e sai pelo canal deferente, passando por duas glândulas: as vesículas seminais, onde recebem frutose e glicose, e as bulbouretrais, onde são banhados em líquido viscoso para ganharem mais facilidade na locomoção. Em seguida, o sêmen é liberado violentamente pela uretra, expelindo de 200 a 500 milhões de espermatozóides.Ele é feito com força para que os espermatozóides alcancem o útero da mulher.
Então, a ejaculação é realizada pelo músculo bulbouretral, localizado próximo à próstata. Quando ele se contrai, libera o líquido espermático. A ejaculação, portanto, é quando o organismo libera os espermatozóides e ela é totalmente diferente do orgasmo, que é a sensação máxima de prazer no ato sexual, gerada tanto por estímulos físicos quanto nervosos. A maioria dos homens não distingue um do outro, já que ocorrem geralmente ao mesmo tempo. Porém, para 30% dos homens, a sensação é diferente: eles ejaculam sem que tenham sentido o orgasmo. Ou pior: sem que sua parceira tenha tido o orgasmo.
Retirado deste site.
Retirado deste site.
Comentário: Isto é apenas uma amostra do que ocorre dentro do corpo dos seres vivos. É um verdadeiro laboratório de química ambulante. Depois vem alguns dizer que estamos aqui por acaso. Alguém, de inteligência infinita criou tudo isso em seus menores detalhes.
Se olharmos tudo o que existe como um todo, poderá parecer algo simples, mas se observarmos os detalhes de cada coisa que existe veremos que tudo funciona como um imenso mecanismo - então teremos física e química reunidas.
Não venham me dizer que tudo aconteceu por acaso, sem a intervenção de um ser supremo - seja lá o nome que você der a Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário